CURIOSIDADES

visitantes

contador de acesso

sábado, 8 de junho de 2019

Gratidão sentimento sublime (Por Acioli Junior)

Não existe um sentimento tão sublime e puro como a gratidão. Assim como não existe sentimento tão mesquinho e vil como a inveja.

Gratidão é o reconhecimento do que fizeram por nós. Do que foram no passado em nossa vida. Mas também é o reconhecimento daqueles que são no presente para nós, daqueles que estão dispostos a qualquer tempo e fora do tempo fazer algo a nosso favor.

Gratidão é algo tão sublime que inúmeros textos das escrituras sagradas exaltam esse sentimento. Há salmos em que o Salmista pergunta: “Que darei eu ao Senhor por todos os benefícios que me tem proporcionado?

Pouca gente sabe, mas a cidade no mundo que melhor recebe a nós brasileiros é a cidade de Montese na Itália. Não existe melhor acolhida! Hotéis, padarias, restaurantes e a população de modo geral estão sempre sorridente e alegres com nossa visita. Mas por que isso? Por causa da gratidão!

Gratidão!? Qual motivo dessa gratidão?

Foi a FEB (Força Expedicionária Brasileira) quem libertou aquela cidade italiana do domínio nazista em Abril de 1945. No final da Segunda Guerra Mundial. Infelizmente, muitos nem sabem que o Brasil participou dessa que foi a Guerra mais sangrenta e assassina da história humana. Muito menos que os corajosos soldados brasileiros ajudaram a derrotar o fascismo italiano e a Alemanha nazista.

Essa gratidão dos moradores de Montese a nós brasileiros é o que gera essa recepção tão calorosa e um sorriso no rosto de seus moradores ao saber quem são os seus visitantes. A maior materialização desse sentimento de gratidão ocorreu em 2015, toda a cidade parou para comemorar os 70 anos da sua libertação, cantando em português o hino da Força Expedicionária Brasileira, com bandeiras do Brasil e da Itália.

Esses italianos diferente da maioria de nós, conhecem sua história e são gratos a seus libertadores!

Eu contei essa história para despertar em você esse sentimento sublime, que é a gratidão. Para que você não seja levado pelo orgulho a se tornar um ingrato. Para que perceba e sempre agradeça a todo bem feito a você, desde uma porta que abriram pra você passar, do espaço no banco pra você sentar, a comida posta pra você comer, a roupa lavada e passada por sua mãe ou familiar.

Seja grato e agradeça o bem feito a ti. Não se esquecendo daquela frase sublime: “gentileza gera gentileza”, assim como gratidão gera gratidão e desperta no outro vontade de sempre servi, de sempre fazer pelo seu próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário