CURIOSIDADES

visitantes

contador de acesso

sábado, 8 de junho de 2019

A Hipocrisia da Bondade aparente! (Por Acioli Junior)

Estou relendo um livro fantástico do Reverendo Hernandez Dias Lopes, chamado “Removendo Máscaras”. Um excelente opúsculo sobre a capacidade humana de aparentar aquilo que não é. E o pior, muitos são conhecidos não pelo que são, mas somente pelo que aparentam ser por meio das máscaras que utilizam.

Hernandes Dias Lopes afirmar: “Máscaras é tudo aquilo que esconde a verdadeira identidade. Tentamos vender uma imagem positiva. Fazemos propaganda enganosa. Burlamos o princípio da integridade. Sacrificamos a verdade é alçamos a voz para gritar e proclamar não o que somos, mas o que aparentamos ser. Vestimo-nos com peles de ovelha, enquanto bate em nosso peito um coração de lobo”.

E uma das máscaras que o autor mais denuncia, é a máscara da Piedade. Pois segundo ele: “Falar uma coisa e viver outra é a mais consumada hipocrisia. Isso é mentira em grau superlativo. Viver uma mentira em nome da Verdade é uma blasfêmia; é conspirar contra a Palavra de Deus que é luz. A mentira e a farsa são filhas das trevas. A luz da falsa piedade é uma luz falsa, uma ilusão de ótica, um engano consumado".

Charles Finney em sua Teologia Sistemática tem um capítulo muito especial sobre “Os Atributos do Egoísmo”. O autor coloca que o principal dos seus atributos é a Bondade. Sim, é quando fazemos o bem querendo receber elogios, na intenção de ser lembrado, ovacionado e conhecido pelo feito. Fazer o bem como auto promoção é uma das formas mais danosas de hipocrisia e orgulho. Vivemos um tempo que até as supostas religiões cristã e líderes que se reputam como representantes de Deus na terra, fazem o “bem" ou utilizam o dinheiro dos fiéis para fazerem atos de bondade que são postos em redes sociais para promover tais líderes e tais instituições.

Enquanto Jesus diz nos Evangelhos, que quando dermos ofertas ou fazemos o bem, “a mão direita não pode ver o que fez a mão esquerda”, ou seja, quem se promove no bem que faz não é cristão nem possui o espírito do evangelho, é tão somente um hipócrita e presunçoso querendo receber aplausos dos homens.

O que é hipocrisia? É uma encenação, um disfarce, um engano. E quem são os hipócritas? Os hipócrita são atores que representam papéis bem diferentes daquilo que são na vida real. Por isso, Jesus quando usa a palavra “hipócrita” está retirando do teatro grego, onde os atores utilizavam máscaras para encenarem. Os hipócritas fazem papéis de outras pessoas. Eles se apresentam como pessoas distintas das suas verdadeiras personalidades.

Por isso, já nos alertava Willian Shakespeare: “Uma gota do mal, uma simples suspeita, transforma o leite da bondade no lodo da infâmia.

A bondade não pode ser imposta por ninguém, muito menos por uma instituição civil ou religiosa, pois como bem afirmou Anthony Burgess: “O homem que escolhe o mal é, de certa forma, melhor do que aquele à quem a bondade é imposta”.

Outro teólogo que nos faz um importante alerta é Leonardo Boff, que diz que “É melhor possuir uma boa conduta que ter uma religião”. A conduta diante dos familiares, no trabalho e com amigos é o que empresta valor e significado a existência humana. Não a religião que professamos. Essa ideia é reforçada por Abrahan Lincoln ao dizer: “Quando pratico o bem, sinto-me bem; quando pratico o mal, sinto-me mal. Eis a minha religião”.

Para encerrar fica a importante reflexão: “Quando tu aprenderes a dar sem esperar nada em troca, receberás sem ser necessário retribuíres”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário