CURIOSIDADES

visitantes

contador de acesso

sábado, 15 de outubro de 2016

Sobre o dia do professor!

Que esse dia 15 de outubro, dia do professor, seja um dia de muita reflexão e menos mensagens bonitas. Estamos vendo e os profissionais da educação estão vivendo um caos total no ensino, sobretudo o público. Desrespeito por parte substancial dos alunos, que não recebem educação em casa e que muitos pais se esqueceram ou finge esquecer que escola é responsável pela escolarização, mas educação vem da família. Baixos salários, o pior entre profissionais com ensino superior e pós graduação. Atrasos constante no pagamento por parte dos órgãos públicos, principalmente Estado e Prefeitura, mesmo recebendo verba Federal, conseguem fazer a mágica de desaparecerem com os salários dos profissionais da educação. Que o diga o governo da cidade de Cabo Frio RJ, que não paga os salários a três meses. Escolas mal equipadas, sem recursos audiovisuais, sem merenda de qualidade e algumas prefeituras das quais eu trabalho, que o professor tem que fazer vaquinha para tomar cafezinho. Aí, quando um grande amigo quer abandonar a profissão de educador para abrir um bar, as pessoas ficam perplexas, se esquecendo de um célebre dito popular: "Quem sabe da quentura da panela é a colher que mexe" que Deus tenha misericórdia de nós!
Como bem disse, o professor Moisés:
O desafio da educação brasileira não se resume a estimular crianças e adolescentes a aprender. Exige, também, encontrar quem se disponha a ensiná-los. Nas últimas décadas, a perda de interesse dos jovens pela carreira de professor dificulta a seleção de educadores em quantidade e qualidade suficientes para garantir o salto de desempenho que se espera nas escolas. Ao cativar o interesse de apenas 2% dos estudantes do Ensino Médio, conforme demonstrado pela pesquisa "A Atratividade da Carreira Docente no Brasil", o magistério brasileiro segue caminho inverso ao de países desenvolvidos.
Em lugares como Japão, Finlândia ou Coreia do Sul, todos com ensino de excelência, a atividade conta com bons salários, reconhecimento social e por isso é capaz de peneirar candidatos entre os melhores alunos. No país, os baixos rendimentos, a perda de status e o desgaste do trabalho contribuem para o envelhecimento da categoria e despertam temor em relação ao futuro da profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário