CURIOSIDADES

visitantes

contador de acesso

terça-feira, 4 de outubro de 2016

A Tragédia do Brasil são os brasileiros!

Não existe um momento no qual eu sinto vergonha de ser brasileiro como nesse agora: o das eleições, de dois em dois anos, entre os meses de agosto e novembro, eu queria deixar de ser brasileiro. Depois desse período que antecede as eleições e um mês após o pleito eu recupero minha brasilidade.
A deputada Cidinha Campos, certa feita disse: “No Brasil o político quanto mais ladrão mais querido!” E a cada pleito eu percebo a grande verdade dessa assertiva, eu um cético admitindo uma verdade indubitável, parece até contraditório, mas, os candidatos vitoriosos e seus respectivos partidos corroboram a afirmação da ex parlamentar. Ela também afirmou nesse mesmo discurso memorável: “A corrupção está no DNA dos brasileiros”. Essa é uma meia verdade, pois muitos brasileiros resistem de maneira implacável a corrupção, muitos já desfaleceram e perderam a esperança de uma mudança ética no país, outros parecem ratificar a frase da deputada, parecem que nasceram corruptos e sem perspectiva de mudança.    
Outra frase que se tornou viral foi a do historiador Leandro Karnal: “Não existe político corrupto com povo honesto”. Ela sintetiza bem a política brasileira e a maioria dos eleitores brasileiros, que são desinformados, analfabetos políticos e corruptos. O problema do Brasil não é a sua classe política, mas o povo que a elege a cada eleição. Democracia em grego significa governo do povo, sendo assim, a população é a total responsável pelos políticos que elege.
Ao olhar os resultados do último domingo em nossa região, não precisamos ir longe, vamos ficar por aqui, nesse pequeno retrato e recorte do Brasil, percebemos como o povo ama os corruptos, a maioria absoluta dos eleitos são condenados e inelegíveis, alguns com mais de cinquenta condenações judicias e mais de duzentos processos na justiça. Como pode isso acontecer? Como explicar algo tão vil e ignominioso?  Há cidades aqui em que o primeiro, segundo e terceiro colocados todos são fichas sujas e condenados pela justiça eleitoral e penal!      
A minha amiga e professora Neisiana Andrade fez uma excelente análise do fenômeno dessas eleições, em muitos municípios, que é a vitória das mulheres dos fichas sujas, ela disse: “Uma das provas mais indubitáveis que confirmam que brasileiro idolatra a corrupção é a eleição, com números expressivos de votos, das senhoras esposas de candidatos cassados e inelegíveis. Me diga em quem votas e te direi quem és”.

É, infelizmente o grande problema do Brasil são os brasileiros! A grande maioria continua cega, surda e só pensando em seu próprio umbigo e se esquecendo que a grandeza da política é o bem comum e a melhoria da coletividade. Que Deus tenha misericórdia de nós, mais quatro anos de descaso, roubo e sofrimento!!  

                                                                                                          Por (Acioli Junior)
                                                                                                                  
                                                                                                             

4 comentários:

  1. Não acho que o povo brasileiro tenha o DNA corrupto,os brasileiros têm um histórico de um povo que foi explorado e enganado por superiores,desde então somos um povo que tentamos lutar por nossos direitos mesmo sabendo que não é e não será fácil se livrar desses aproveitadores policos diplomatas que nos envergonha com tanta roubalheira e corrupção.
    Mais o povo brasileiro é um povo lutador e não irá desistir de acertar um dia .

    ResponderExcluir
  2. Eu disse que sobre a corrupção está no DNA, como afirma a deputada Cidinha Campos, era uma meia verdade, e que parte da população brasileira era ética, porém, já estava perdendo a esperança! Mas quem elege o político é a população, ninguém entra sem expressiva votação, e os últimos resultados das eleições deixam claro, que a vontade da população está em manter no poder os corruptos, e isso é lastimável!!

    ResponderExcluir
  3. Está certíssimo, Acioli. A corrupção está enraizada, entranhada no povo,haja vista que os candidatos com mais expressivos números são dos partidos envolvidos em escândalos de corrupção, tais como, PSDB, PP, PMDB. O povo ainda não aprendeu que voto não se negocia por favor algum. Há os que se vendem para receber à vista, em troca do tijolinho, RS 50,00, uma cirurgia plástica e outros favorzinhos. E há os que pretendem receber a prazo(um carguinho para si ou para algum parente, uma licitação com prioridade, um contrato e por aí vai. Falta vergonha ao povo.Parabéns pelo texto e obrigada por utilizar uma reflexão minha como fonte.

    ResponderExcluir
  4. Concordo com todas as opiniões no texto. Todas levam ao mesmo pensamento sobre a política brasileira e principalmente, a capacidade q o nosso povo tem de acredita q somos idiotas. É verdade que a opinião pública se indigna com razão a cada um destes episódios, mas a verdade é que a sua raiz reside em aspectos quase estruturais da cultura brasileira. Uma incapacidade de construir uma noção forte daquilo que é público na política.

    ResponderExcluir