CURIOSIDADES

visitantes

contador de acesso

domingo, 18 de dezembro de 2022

Ano novo e antigas falsas promessas de saúde, paz e prosperidade

 


Embora eu não acredite em signos, li, agora há pouco, uma postagem na qual dizia que meu suposto signo (Touro) está entre os que mais conseguirão prosperidade financeira em 2023, juntamente com Aires e Sagitário. Será mesmo que todos os taurinos, arianos e sagitarianos ou parte significativa deles vai enriquecer em 2023? Acreditar nisso é o mesmo que acreditar em Papai Noel, Duendes e Fada Madrinha.

Não vai demorar muito e as igrejas irão começar – se já não começaram – a fazer campanhas fajutas e milagrosas com promessa de prosperidade, saúde física e felicidade com os títulos: "Ano de Davi", "Ano de Abraão", "Ano de Gideão" e ano de qualquer outro importante personagem do Velho Testamento.

Já está em tempo das previsões mentirosas e mirabolantes dos astrólogos e profetas da última hora sobre o próximo ano.

As empresas de Rádio, TV e, esse ano, também de podcast, já estão levando os fanfarrões, vendedores de ilusão prometendo um ano de 2023 maravilhoso, como eles fazem todos os finais de ano.

Segundo esses orientadores, cada ano que se iniciar será maravilhoso! Daí, quando se chega em março ou abril a ficha cai e os iludidos nas religiões, pela mídia e pelos prognósticos caem na dura e triste realidade que têm de trabalhar muito e passar por apertos, dores e perda no ano que se inicia.

Os profetas da felicidade, saúde e prosperidade também prometeram e previram que 2020 e 2021 seriam maravilhosos, esplêndidos, com muita saúde e riqueza. Mas, como todos eles são mentirosos, charlatões e incapazes de preverem o futuro, não contaram com a Covid-19, que trouxe milhões de mortos no mundo todo (700 mil só no Brasil), gerou aumento significativo da violência de gênero por conta do confinamento, além de aumento expressivo da pobreza, da miséria e da fome. Ou seja, aqueles que acreditaram, mais uma vez, caíram no "Conto do Vigário" e foram enganados.

Os profetas e adivinhos ucranianos também previram para 2022, um ano de paz e prosperidade. Mas, não contavam e nem adivinharam que a Rússia iria provocar uma guerra contra a Ucrânia com milhares de mortes, perda da residência de milhões de pessoas, exílio em países vizinhos, miséria, fome e o opróbrio.

Os profetas e adivinhos do futebol também previram que o Flamengo, por ter um timaço e o mais caro da América, fosse sagrar-se como Campeão Brasileiro de 2022 – essa até eu como bom flamenguista prévia também. Mas, tanto eu, como os profetas, erramos.

E, a seleção brasileira não ia levar o hexa, molinho? Cheguei a assistir adivinhos falando isso num programa de TV. Não deram certo as previsões: perdemos a Copa, fomos eliminados para a Croácia, isto é, se nem no Futebol somos capazes de acertar, quanto mais sobre a vida, o país, o mundo. Ninguém sabe, ninguém tem esse poder. Mas, milhões, talvez bilhões, adoram ser enganados, ainda pagam pelo engano: dão dinheiro em campanhas de prosperidade, pagam para um picareta ler a sua mão, gastam dinheiro no jogo de cartas e búzios, enfim, vivem nesse ciclo vicioso sendo levados pela ilusão.

Mas, o que mais gosto de ver são as pessoas iludidas e esperançosas que acreditam que, usando o branco, terão paz; com o vermelho terão sorte no amor; com o amarelo, prosperidade, etc. Normalmente, a nossa vida é uma "guerra": temos que matar um leão por dia para vivermos, ou seja, o branco não serviu de nada. Quase ninguém tem sorte no amor, ainda mais em tempos de relacionamentos líquidos e da cultura do descartável. Caro leitor, é capaz de você usar vermelho a vida toda e nunca ser plenamente feliz num relacionamento. E você, amigo pobre e de classe média, como eu: melhor cair na realidade e saber que nenhuma cor produz dinheiro ou riqueza, assim como dinheiro não dá em árvores, nem surgem com amuletos religiosos, nem aparece com rezas. Vamos levantar a cabeça, trabalhar e passar pelos algozes da vida.

Em suma, não perca seu tempo com campanhas mentirosas de prosperidade de qualquer religião ou igreja. Só os mercenários da fé que pregam tais coisas alcançam sucesso financeiro às custas do dinheiro dos contribuintes dessas campanhas fajutas. Não acredite em falsas promessas de horóscopo, adivinhos, "pai de santos", "babalaôs" e profetas da última hora: são todos mentirosos e incapazes de preverem o rumo das suas próprias vidas.

Não existe ano da vitória, da prosperidade, de Davi, de Gideão e de Abraão. O que existe é uma vida construída com muito trabalho, suor, dores e pautada na contingência e no infortúnio da vida. Mais realidade e menos engano.

Está na hora de crescer e amadurecer.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário