CURIOSIDADES

visitantes

contador de acesso

domingo, 8 de outubro de 2017

Relacionamento e Prioridade (Por Acioli Junior)



 

Tem coisas que só percebemos com a maturidade ou quando apanhamos muito da vida, ou pior ainda, quando perdemos alguém que amamos, ou ainda, quando percebemos que amávamos depois que se foi.

Uma das marcas fundamentais de um relacionamento saudável e duradouro é o que denominamos de prioridade. A definição lexical desse substantivo feminino que mais gosto é “condição do que é primeiro em tempo, ordem, dignidade”. Ou seja, prioridade é tratar o outro com máxima atenção. É tê-lo como a coisa mais importante do momento. É parar o que se faz para dar ao outro a devida atenção. É atribuir respeito e apreço ao parceiro ou parceira.

Já perdi relacionamentos com pessoas maravilhosas porque fui imaturo, egoísta e inexperiente, não dei a devida atenção a elas. Também já perdi relacionamentos porque só dei prioridade quando a pessoa que sempre me priorizou cansou-se e já me tratava como sempre a tratei, com indiferença. Terminei ou mal comecei outros relacionamentos, porque estava explícita a minha falta de prioridade e igualmente dá minha parceira, então, nesse zero a zero, melhor não começar.

Essas situações servem para nos mostrar que entrar num relacionamento sem dar o devido respeito ao outro e sem priorizar a pessoa que se está ou se pretende estar é uma grande perda de tempo, além de somente provocar feridas no outro ou em si. A vida é muito efêmera, transitória e fugaz para a vivermos de qualquer maneira. O ser humano tem dignidade inerente, portanto deve ser tratado da melhor forma possível.

É muito fácil percebermos num relacionamento se somos priorizados ou damos prioridade. O egoísmo, pensar em si, não no casal, é uma marca singular da falta de prioridade, responder mensagens no Direct, Messenger, ou WhatsApp meia hora ou dez minutos depois estando online é exemplo claro de que não priorizamos ou não somos priorizados, pois quem é importante para o outro receberá respostas instantânea, ou uma desculpa informando que está ocupado no momento, mas nunca ficará a ver navios esperando a boa vontade do outro.

É fácil perceber se somos o centro das atenções de quem nos relacionamos. Ou quando deixamos de ser importante para o outro, mas fácil ainda, é sabermos que não devolvemos a altura o que nos é dado.

Eu sei que diante de um mundo virtual com tantas ofertas para alguns, é extremamente difícil priorizarmos e sermos priorizados de fato. É muito mais fácil errarmos do que acertarmos num relacionamento no contexto social atual.

Mas uma coisa é certa, não será em boates, festinhas e sites de relacionamentos que você encontrará alguém disposto a te priorizar. Se até nas igrejas e templos religiosos é difícil encontrar, imagine em baladas e sites de namoro. Se caso alguém encontre um relacionamento saudável e respeitoso nesses locais, será um milagre e muita sorte.

Bom seria se cada pessoa fizesse uma reflexão e uma introspecção sobre o que fez e tem feito da sua vida e de seus relacionamentos.

Deixo quatro conselhos: primeiro, se você encontrou alguém que o priorize e você gosta dessa pessoa, aproveita essa oportunidade de ter uma vida maravilhosa, pois você acertou na Mega-Sena da vida. Não dê lugar a estupidez e ao egoísmo que é inerente a vida humana, e jogue tudo a perder. Pode ser que nunca mais encontre alguém que te tenha como prioridade. Segundo, se você não é tratado com prioridade e percebe que não será tratado, não continue a dar socos em pontas de facas, termine o relacionamento o quanto antes, pois quanto mais duradouro maior serão suas feridas e frustrações. Terceiro, se você não trata com prioridade e sabe que nunca irá tratar, deixe a pessoa seguir sua vida, pelo menos ela pode encontrar alguém que a trate melhor que você e tem uma chance concreta de ser feliz. Quarto, se não quer tratar com prioridade, pois você ainda está no playground da vida, na era da curtição, abra o jogo e seja sincero, diga que quer curtir o momento, assim você não iludirá o outro e ele ficará sabendo das suas reais pretensões.

Seja alguém que viva dentro de dois conceitos humanos fundamentais: Sinceridade e Transparência. A vida e o outro agradecem!!




  

2 comentários: