CURIOSIDADES

visitantes

contador de acesso

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Abaixo a polarização!!


Se tem uma coisa que os marqueteiros políticos e a mídia comprada faz muito bem é gerar uma polarização política, entre duas pessoas, muito comum em municípios; ou entre partidos, muito comum entre Estados e no governo federal.
Polarizar significar dividir opinião entre dois polos opostos. Dois grupos hegemônicos, ou entre duas pessoas. Na política denota uma situação divergente e oposta. É uma centralização de ideias ou ações em relação a um ou mais pontos; concentração de esforços em torno de algo.
Podemos ver essa polarização aqui em nossa cidade e região, nesse caso sempre em dois nomes hegemônicos. No caso de Cabo Frio entre Marquinhos Mendes e Alair Côrrea, outrora era entre o último e José Bonifácio. Em Búzios ficou-se anos entre Mirinho Braga e Toninho. Esses exemplos poderiam ser multiplicados aos milhares em todo o Brasil.
O Brasil tem vivido alguns anos a nível federal essa polarização. Não entre dois nomes, mas entre dois partidos políticos: o PSDB e o PT. E o pior, para haver governabilidade precisam se aliar com outros partidos, principalmente o PMDB, partido com o maior número de parlamentar. Que troca apoio por cargos ministeriais estratégicos e em grandes estatais.
Cientistas políticos afirmam que a nível federal a vitória sempre apertada outrora do PSDB, e a mais de uma década do PT, sempre com o maior rival em segundo, pode ser a causa da polarização. Eu pessoalmente acredito que a mídia que se divide em apoio velado a ambos os grupos, o financiamento privado de campanha, que gera campanhas milionárias para ambos os grupos e o conservadorismo brasileiro que impede muitas das vezes mudanças políticas radicais sejam a causa que contribui para a polarização.

Deve-se ressaltar que a polarização é um câncer no Brasil. E a manutenção de uma estratégia nefasta, que muito tem prejudicado nossa nação, estados e municípios. Da mesma forma que devemos fazer uma reforma política abrangente, radical e profunda, devemos também, combater a polarização.