CURIOSIDADES

visitantes

contador de acesso

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Eu NÃO respeito todas as formas de fé e muitos credos religiosos!

Hoje numa rede social um amigo, também especialista em Histórias das religiões, fez a seguinte publicação: “Em relação a Religião... não vejo como sermos unidos em IDEOLOGIAS e DOGMAS.... Só existirá um caminho que poderemos andar juntos... o RESPEITO! EU RESPEITO TODAS AS FORMAS DE FÉ”.
            Eu fiz um comentário deixando claro que não respeitava todas as formas de fé. E direi por que não respeito!
            Antes de responder gostaria de salientar que sou a favor da liberdade de crença, como ordena nossa Constituição Federal, no seu Art. 5º, creio que qualquer ser humano tem o direito de acreditar no que quiser, numa pedra, num pedaço de pau, num ídolo de gesso, na trindade, na reencarnação, em Jesus, em Alá, em Buda ou até mesmo o direito de não acreditar em absolutamente nada.
            Agora, o que não podemos é respeitar todas as formas de crença ou religião, pois muitas delas claramente são contrárias aos direitos fundamentais defendidos pela própria Carta Magma, supra citada e a Declaração Universal dos Direitos Humanos, de dezembro de 1948.
            As formas de fé e religiões que não respeito são:
·        Aquelas que não respeitam à vida, por exemplo proíbem que seus membros na iminência da morte não façam transfusão de sangue. As que apoiam atos terroristas, ou chacina étnica como ocorre principalmente na África. As que fazem “trabalhos” para destruir relacionamentos, e até para matar pessoas.
·        Aquelas que não respeitam à liberdade humana, maltratam às mulheres, fazem com que vivam aprisionadas e sem quaisquer direitos, e até quando são estupradas as mesmas são consideradas culpadas.   
·        Aquelas que compactuaram e justificavam no passado a escravidão, seja na América Portuguesa, Espanhola ou Inglesa. Que trataram por séculos o negro como mercadoria, diziam que os mesmos não eram seres humanos, mas animais; chamavam-nos de peças, diziam que os escravos não tinham alma, não os evangelizava e nem os permitiam entrar nas suas igrejas. O triste é perceber que hoje milhões de negros frequentam seus cultos e missas por não conhecerem seu passado histórico.
·        Aquelas que fazem do povo trampolim de enriquecimento da sua liderança. Não respeito as religiões e líderes que fazem do povo negócio. Os fiéis são usados para o enriquecimento da casta sacerdotal. São espoliados, iludidos por falsas promessas de prosperidade. Não posso respeitar religião e igrejas que mercadejam esperança! Fazem cultos, campanhas e eventos cujo fim não é a vida humana, mas levantamento de fundos.
·        Aquelas preocupadas com templos ornamentados e confortáveis, mas não com a vida humana. Não respeito religiões que tem seus templos suntuosos, enquanto parte significativa da sua membresia não tem o que comer. Já dizia uma canção da Banda Catedral: “Não vamos construir mais templos ricos e deixar crianças morrerem de fome, se preocupar com ouro e o granito enquanto o mais próximo não come”. Inverteu-se a lógica: estão amando as coisas e usando as pessoas, deveria ser o contrário, amar as pessoas e usar as coisas.
·         Aquelas que fazem de seus componentes mero instrumento político. Não há como respeitar líderes e religiões que usam os fiéis como curral eleitoral. Que fazem de seus púlpitos palanques para canalhas. E de seus membros-ouvintes massa eleitoral.   
·        Aquelas que perseguem minorias. Não respeito religiões que fazem verdadeiro tribunal do “Santo Ofício” (Inquisição), com aqueles que pensam diferentes ou que têm opção sexual distinta da maioria. A religião que não consegue amar além do discurso, é hipócrita e equivocada em sua missão.    

Respeitar denota um sentimento de apreço e estima a uma pessoa ou uma entidade. Também denota ações e condutas específicas daquela estima. Por essas religiões, líderes e igrejas que possuem as características descritas acima, a única coisa que lhes atribuo é minha total falta de apreço e respeito!!